Wednesday, July 29, 2009

Don't you know, Dindi?


Quem tem animais de estimação sabe. É raro um dia em que eles não aprontam. Eu, que divido um apartamento com uma dupla da pesada no quesito bagunça, ainda não consigo me acostumar com as surpresas. A última da Dindi foi sentar pra assistir ao David Letterman como se fosse uma lady. A mocinha se postou no canto do sofá e quando voltei da cozinha, quase deixo o copo d'água se estatelar no chão, tamanho o susto. Se eu começar a postar aqui as diversas poses dela ao dormir, não acabo hoje. 
Um amigo que mora num pequeno apartamento na Tijuca com a mulher e quatro filhos hiperativos me contou que, impaciente com a bagunça, procurou um terapeuta, que recomendou: arrume um cachorro.  A teoria do doutor era de que, pra um ambiente caótico deixar de sê-lo, a solução poderia ser acrescentar mais um elemento de gentil loucura. Não deu outra. As crianças ficaram mais calmas, os pais mais tolerantes. No meio da bagunça do coração de Pinduca e Dindi, descobri que a tolerância mora em lugares escondidos da alma. E que, quando a gente aprende a ser paciente com o mundo, o mundo devolve a gentileza. O passo seguinte é ser tolerante consigo mesmo. Quem sabe a gata que agora repousa de barriga pra cima no sofá até então limpinho e o cachorro que acaba de fazer xixi na mala que eu levaria hoje pra Londres não ajudam?

No comments: