Tuesday, August 25, 2009

Yore accent sucks, y'all hea-ah?


Na semana em que Chico estava aqui vimos três filmes no cinema em sequência. "Adam", uma belezinha, com Hugh Dancy interpretando um jovem com síndrome de Asberger brilhantemente. Adam não é caricato, não faz caras e bocas, apenas vive, por mais difícil e tortuoso que isso possa ser. Depois, vi "Funny People" e saí do cinema feliz da vida porque as piadas eram boas e eu tinha entendido todas. No dia seguinte, "Julie & Julia", com Maryl Streep e Amy Adams divertidíssimas e, mais uma vez, eu rocking no meu inglês. 
É uma aflição comum a quem vive em outro país. Nos primeiros filmes, a gente quase não entende nada. Aos poucos começa a perder apenas algumas coisinhas e pimba! (pimba é muto bom...). Entendemos as piadas, o filme inteirinho! Nossa, é uma alegria!
Pois resolvi ver "Gandhi", um filme de 1982 que cismava em faltar na minha lista de preferidos. Um filme maravilhoso, com Ben Kingsey apaixonante no papel título. Três horas de belíssima fotografia, com elenco afinado e diálogos lindos. E como não seriam se são o que Gandhi disse? Pois foi justamente esse o meu erro. Perdi muita coisa porque os atores, bons que são, falam com sotaque indiano. E meu inglês, pobrezinho, não dá conta de entender sotaques. O mesmo acontece quando são japoneses falando inglês, ou os turcos dos táxis de NY. Não sei como eles entendem o meu sotaque. 
Será que eles entendem?

No comments: