Thursday, August 27, 2009

Platéia afinada, maestro genial ou é só música?


Sempre fui fã do Bobby McFerrin. Na verdade só descobri que aquela musica bonitinha, que dizia "Don't Worry Be Happy"era dele tarde, bem depois de "Hush", meu primeiro amor. O disco, que também me apresentava Yo-Yo Ma, me veio em forma de fita cassete quando eu tinha uns 14 anos. Depois vieram "Paper Music", meu preferido, e "The Mozart Sessions", com o Chick Corea, que meu pai já havia me mostrado alguns anos antes. A modernidade de Bang!Zoom, com McFerrin numa uma provocativa blusa de gola rolê na capa, foi trilha de muitos almoços de domingo, até a família toda enjoar e eu sequestrar o disco de vez pro Rio.
Fiquei muitos anos sem ouvir falar de novidades do McFerrin. Ele lançou poucos discos de lá pra cá, mas se manteve ativo na demonstração de que a música é orgânica.
O vídeo, sucesso no Youtube, é de encher os olhos. De repente se forma um coral afinado, de arrepiar. O chão vira piano, o maestro, pianista. No final, no entanto, ele nos avisa: não é talento. O fenômeno acontece em qualquer lugar do mundo, qualquer que seja a audiência. É só música. E precisa de mais?
http://www.youtube.com/watch?v=ne6tB2KiZuk

1 comment:

Evelin said...

É mesmo orgânico! Arrepiei. Obrigada pela dica, Miloca ;0)