Sunday, April 25, 2010

Alma de pomba

A semana perto da família e longe demais de tudo ainda não foi suficiente para organizar as prateleiras. A imagem, meio Dalai Lama, meio Rubem Braga, é coisa do Chico para definir minha personalidade abarcadora e, ao mesmo tempo, complexa. Feito passarinho que, tão afoito para fazer um ninho, esquece de pôr o ovo. Meu guru, em NY, dizia que eu tenho tanta energia que preciso fazer exerícios e meditar diariamente, para que as coisas não explodam dentro de mim. Maneco, o astrólogo-bruxo que fez meu tardio primeiro mapa astral disse que eu sou uma usina gerenciada por um general prussiano. Assim vou seguindo, atropelando experiências, tentando meu enriquecer com cada uma delas e, involuntariamente, crescendo, de fato. A Mila do começo do ano já não se parece com aquela que vi hoje no espelho. Uma semana não bastou para dizer o que mudou. Mas mudou tanto... Ver um novo país, aprender com tantas histórias, conhecer num dia uma que casou com um índio e no outro voar de avião, ao mesmo tempo em que se dirige um caminhão puxando um carro. Às vezes acho que é demais e que serão necessários muitos anos para absorver toda a grandiosidade dessa experiência. Às vezes acho que a riqueza maior de tudo isso vai ser descobrir Milas novas a cada dia. Lembro da linda deifinição de complexidade de Simmel, para quem o indivíduo se tornava mais complexo à medida que se relacionava com mais redes sociais. Me tornei, então, um labirinto de barbante. Talvez more aí a maior conquista que tantas caminhadas têm me dado: a descoberta da liberdade. Poder me saber eu e me aceitar eu, no meio de tantas possibilidades, tantos contrastes, tantas vidas, é uma riqueza que jamais sala de aula alguma me daria. Liberdade que hoje defino como gosto de viver. Talvez quando as prateleiras estiverem mais organizadas, eu consiga encontrar minha caixinha de música e ver para que lado a bailarina dança. E ao som de que canção.

1 comment:

Rolgama said...

lindo post, linda amiga, e mais lindo ainda é te ver assim!!
bjks!!
e SARAVAH!!!