Thursday, February 17, 2011

É demais esta cidade


Não me canso de declarar meu amor por Nova York. Na virada do ano aluguei na biblioteca (o que dizer de uma cidade que tem centenas de bibliotecas públicas maravilhosas de onde qualquer um pode levar para casa clássicos ou obras recém-lançadas?) o livro "Just Kids", da Patti Smith. Até então minha relação com a cantora era bem "Because the night" e pronto. No livro, ela conta sua história de amor (primeiro de amante, depois de amigo, depois de irmão, ou tudo junto, sei lá) com Robert Mapplethorpe. Com ele, minha relação era mesmo de um pouco de medo. Difícil compreender ensaios fotográficos tão pesados.
O livro é escrito com a caneta da alma. Cheio de emoção, mostra essa história de amor numa Nova York que se descobria junto de seus moradores. Na verdade, é assim até hoje. Parece que nada por aqui é como era ontem. A cidade se transforma, tem vida, personalidade.
Pois bem, o que dizer de um lugar que te empresta um livro num mês e te deixa ouvir a autora no mês seguine? Aliás, não só a autora. Patti chamou ao palco do 92 Y Lenny K e, pasmem, Sam Shepard, que cantou duas belas canções country. Patti falou de Ginsberg, Dylan, de si mesma e, claro, de Nova York. Leu passagens emocionantes, me fez chorar de novo quando falou da morte de Coltrane, chorou de novo contando o dia em que viu Mapplethorpe pela primeira vez.
Hoje, se eu fosse escrever um livro declarando meu amor a alguém, como ela fez, certamente seria a Nova York.

2 comments:

Daniel Millen said...

Moro em NY e amo essa cidade de paixão também. As vezes ando por aquelas avenidas largas e iluminadas de Manhattan e me sinto abençoado por estar ali. A verdade é que não existe cidade no mundo igual essa. Mas eu amo o meu Brasil, apesar do seus problemas e injustiça social, o meu amor verdadeiro é o Brasil. NY é apenas uma paixão.

Unknown said...

Não moro em NY, mas tive a oportunidade de conhecer essa cidade em duas diferentes estacoes - verão e inverno. Foi o suficiente para compreender que essa cidade é perfeita em qualquer época do ano.