Friday, February 18, 2011

Para moças que gostam de sapatos e livros


Saiu esta semana aqui em Nova York um livro maravilhoso chamado "Everyday Icon". Trata da construção do estilo da primeira-dama americana, Michelle Obama, de quem sou fã de carteirinha. Olhando a foto da moça na época do High School você pode até não concordar, mas pense no vestido Wu do dia do Baile da posse? Ou no lemongrass e nas luvas verdes na posse em si?
Quantas vezes nós nos perguntamos como é que damos conta de ser donas de casa, mães (e olha que eu ainda escapo dessa), funcionárias, bailarinas? A própria descrição da dona deste blog que aqui vos fala, ali no alto, diz muito sobre isso.
E quantas vezes a gente também não se pergunta se é frescura se preocupar com o cabelo? Eu volta e meia me pego entre questões profundas como: uso um cinto grosso ou aquele fininho dourado? Scarpin azul ou rasteirinha de oncinha? Pois bem, chega de se culpar por isso! Se Michelle pode, por que não eu?
A mulher de Barack Obama transborda estilo, é mãe de duas molecas fofas, conselheira do homem mais poderoso do mundo, advogada de sucesso. Ainda promove campanhas por uma boa alimentação entre os americanos e exibe bíceps sarados.
O que a autora do livro defende é que estilo e conteúdo não são entidades independentes. Pelo contrário. Ter estilo é parte da inteligência. Coisa que os franceses já sabem há muito, mas os americanos relutam em assumir. Se está bem vestida, é burra. Se for bonita, então, afff! Pois bem, amigas elegantes e brilhantes, encham-se de orgulho! Mirem-se no exemplo daquela mulher de Washington! E, pela foto aí do lado, a gente percebe que não se nasce com estilo (se bem que acho este penteado dela bem fashion)...

No comments: