Tuesday, September 15, 2009

Cap?


O amor é uma piscina de cimento. Ou uma sequência de bobagens.
Eu acabara de escrever essa frase quando o segundo capítulo de "Viver a vida" terminava. Uma senhora me aparece falando da filha, Jessica, que tem sídrome de Williams. Ela disse que as qualidades dela superaram as dificuldades e que se hoje ela se emprenha em promover políticas públicas de inclusão para deficientes, deve isso ao amor da filha. Pronto. Caí no choro.
Pois é, a primeira reflexão vinha de um belíssimo filme francês que vi hoje. Agora já digo belíssimo, mas assim que ele acabou, fiquei bem na dúvida. "Love me if you dare" é a história de um casal que se conhece ainda criança. Desde então, eles brincam de "cap pas cap", um joguinho infantil que eles transformam em patético e destrutivo. Ao longo das duas horas de filme, Marion Cotillard e Guillaume Canet se machucam, se afastam, se beijam, quase se matam, para no fim, você não saber o que de fato aconteceu.
O amor pode mesmo, se destrutivo, mas será isso amor? Quantos filósofos, poetas, artistas, deidcaram a vida a definir tal sentimento, sem sucesso. talvez não haja definição. Talvez seja memso uma sequência de bobagens ou uma piscina de cimento. Nesse caso, prefiro Manoel Carlos.

2 comments:

Unknown said...

Pode não haver definição, talvez ela nem seja mesmo necessária. Indo mais longe, acredito que uma definição seria a morte do amor por limitá-lo. Mas há uma escolha fundamental quando se ama: transformar o amor no guia de uma existência construtiva, enquanto ela se vai destruindo, implacavelmente, seguindo seu curso natural. Sim, corremos a todo tempo o risco de destruir o que amamos. O ser humano é meio maluquinho. Mas a descoberta de que amar é construir, é criar, é libertar-se é uma descoberta tão fundamental quanto a de que o tempo passa. E já que o tempo está correndo eu aproveito o que me resta para construir um mundo florido, desenhado com as cores oferecidas pelo amor verdadeiro. Você gostaria de segurar o pincel comigo?

Anonymous said...

Querida Mila,
ler o seu blog é uma experiência prazerosa.Melhor ainda é unir o seu texto aos comentários do Francisco.
Muito feliz por vc!!
Saravá!
Beijos
Eveline